Buscar
  • Carla Lupinacci

Criar e Reciclar ilimitadamente

Na minha tese em 2010 eu já defendia essa ideia como sendo a alternativa mais inteligente para eliminar o lixo gerado, este ano o site EPEA BRASIL foi autorizado a disseminar este conceito.

Do "berço ao berço": um novo paradigma para a indústria Cradle to Cradle é um conceito que inspira a inovação para criar um sistema produtivo circular “do berço ao berço” onde não existe o conceito de lixo, tudo é nutriente para um novo ciclo e resíduos são de fato nutrientes que circulam em ciclos contínuos.

Desde a revolução industrial, há mais de 200 anos, adotamos um modelo de produção linear, baseado em “extrair – fabricar – utilizar – descartar” (e às vezes reciclar ou incinerar).

Mas jogar “fora” é jogar “dentro”. Somos a única espécie do planeta que gera lixo, algo que é inútil e tóxico.“Ser menos ruim, não é ser bom”Sustentabilidade hoje é sinônimo de minimizar impacto negativo, reduzir pegada ecológica, neutralizar emissões, ser eficiente… ou seja, continuar fazendo as coisas do mesmo jeito, apenas com menos intensidade.

Desacelerar sem mudar a direção apenas transfere os problemas para o futuro: Ser “menos ruim” não é ser bom.Mas a indústria também pode fazer o mesmo que a natureza: produzir mais e melhor e crescer com uma pegada positiva.

Cradle to Cradle® é uma estrutura de inovação de produtos e processos produtivos inspirada neste modelo de produção.

A natureza flui em ciclos e funciona sem restrições a 3,8 bilhões de anos!Eco-Efetividade: um novo paradigma de produçãoA natureza não é eficiente, mas é sem dúvida efetiva e próspera.

Por exemplo, observe um ipê florido na primavera, todas aquelas milhares de flores para gerar apenas algumas árvores, você diria que isto é eficiente? Porém seu impacto é sem dúvida positivo e abundante: filtram o ar, absorvem CO2, fixam nutrientes, geram sombra, embelezam a cidade e fertilizam o solo.


1 visualização0 comentário